/

Fazendo uma Conlang - Introdução

A criação de línguas artificiais, chamadas conlangs, é uma arte pouco conhecida por aí. Essa série de tutoriais vai mostrar ferramentas úteis na construção de conlangs.

Mas vale notar que o campo da linguística é vasto, e muitas coisas novas e inspiradoras podem ser encontradas pesquisando mais a fundo.

Uma parte importante na criação é entender como línguas humanas funcionam, para isso conlangers usam da linguística, que analisa e explica as línguas naturais.

Para ajudar na leitura o Glossário lista termos básicos de linguística e conlanging.

Definindo Objetivos

A primeira etapa de fazer uma conlang é estabelecer os seus objetivos. Com isso você pode se manter no caminho, ao contrário de colocar cada coisa que achar interessante na sua língua.

Tipos de conlang

Existem diversas maneiras de classificar línguas construídas, mas vou apresentar 4 divisões comuns:

Ao longo dos capítulos serão apresentados possíveis características para sua conlang e como elas se relacionam.

As etapas são [pode haver mudanças futuras]:

Nossa Conlang

Uma conlang de exemplo vai ser feita durante cada capitulo. A seguir é o contexto dessa língua (agradecimento ao Rell por ter dado a ideia)

Os nômades espaciais, são diversos indivíduos de diversas raças que não possuem um planeta próprio, seja devido a guerra que os expulsou ou racismo de outras raças de alienígenas que não permitem a sua vivencia em seus planetas.

Eles buscam abrigo temporário em diversos planetas e viajam graças ao transporte intergaláctico que é bem construído e utilizado pelas federações dos sistemas solares unidos, logo tentam buscar agora uma nova casa.

Todo dia eles vão em novos planetas para conseguirem recursos como comida e para conseguir mais informações sobre outros planetas que poderiam ser o seu novo lar.

Geralmente eles andam em grupo pois eles tem medo de serem alvejados por violência naquele planeta por preconceito dos moradores.

Dado o contexto é de se esperar que a língua desses povos seja simples de aprender, para que várias culturas possam se comunicar.

Também as palavras tem origem de diversas línguas que é uma boa desculpa para gerar palavras aleatóriamente.