Home
/
Fazendo uma Conlang - Fonologia

Fazendo uma Conlang - Fonologia

Uma unidade básica das línguas faladas é um fone, um som produzido com a boca, e cada linguagem tem um conjunto de sons.

Porém diferentes línguas usam diferentes alfabetos e letras podem ter sons diferentes, para resolver esse problema existe um alfabeto que representa a maioria dos sons de todas as línguas do mundo, o Alfabeto Fonético Internacional (IPA em inglês).

Alfabeto Fonético Internacional

Você não precisa decorar todo o IPA para começar sua conlang, uma opção é acessar esse site: IPA Chart que fornece um áudio para cada símbolo e ver o que você mais gostar.

Como exemplo essa é uma tabela das consoantes do Português Brasileiro:

Labial Alveolar Pós-Alv. Palatal Velar Glotal
Plosiva p b t d k g
Nasal m n ɲ
Fricativa f v s z ʃ ʒ h
Aproximante j w
Lateral l ʎ
Tap ɾ

Consoantes

As colunas da tabela indicam onde o som é feito, começando na frente com os lábios e terminando no fundo com a glote (isso fica na garganta).

As linhas representam como o som é feito:

Em alguns lugares tem dois símbolos no mesmo espaço, o primeiro é desvozeado e o segundo é vozeado. Compare o som de “sssssa” com “zzzzza”, colocando o dedo na garganta dá pra perceber que ela vibra no /z/ mas não no /s/.

No IPA cada letra é um som e sempre o mesmo som, as letras do IPA não tem os mesmos sons que elas tem no português. Também algumas letras não estão no alfabeto latino tradicional, como /ʃ/ o som de “x” em <queixo> e /ʒ/ o som de “j” em <jacaré>.

Note que sons no IPA são escritos com // enquanto palavras normais são escritas em <> esses símbolos indicam o contexto do que está escrito e são usados em todo lugar.

Vogais

As vogais no português são:

Anterior Central Posterior
Fechada i ĩ u ũ
Meio-Fechada e ẽ o õ
Meio-Aberta ɛ ɔ
Aberta a ã

Eu particularmente não gosto dos termos Anterior e Posterior e chamaria de Frontal e Traseira, mas comumente eu uso os termos em inglês “front” e “back”.

O português tem 7 vogais orais e 5 vogais nasais. O “o” em /avo/ e /avɔ/ são duas vogais diferentes, pois se não fossem não seriam palavras diferentes, o mesmo acontece com “ê” /e/, “é” /ɛ/.

Vogais nasais também contam como diferentes, por exemplo pelas palavras <canto> /kãtu/ e <cato> [katu] são diferentes, no português o “n” não é uma consoante em si, mas um sinal que a vogal é nasal.

O inglês, e muitas outras línguas, não diferenciam vogais nasais, o nome <Tom> é pronunciado /tom/ enquanto no português é /tõ/, o “m” é absorvido pela vogal.

O padrão de vogais mais comum do mundo é são as vogais /a e i o u/, e geralmente o mínimo de vogais são 3 /a i u/ pois essas vogais são feitas nos pontos mais distantes da boca. Algumas línguas vão longe como inglês que tem cerca de 20 vogais.

Uma característica comum não presente no português é a distinção de duração, com vogais curtas ou longas indicadas pelo símbolo /ː/, por exemplo em latim [os] “boca” e [oːs] “osso”.

Ajustes

Na médias línguas tem entre 20 a 30 sons, eu recomendo começar com menos, pois é mais fácil de trabalhar e você pode ate colocar mais sons depois.

Comparando a tabela do português com a tabela completa dá pra perceber que algumas colunas foram misturadas, como a Bilabial e Labiodental, essa é uma simplificação pois os dois sons são feitos com os lábios, então foram colocados na coluna Labial. Algumas colunas também foram removidas, como a Dental e Retroflexa, pois esses sons não existem no português.

Normalmente uma língua naturalística vai ter uma tabela bem distribuída depois da simplificação, elas exibem uma forma de simetria nos sons, mas existem muitos contraexemplos então não precisa se preocupar com isso por enquanto.

Para escrever essas letras você pode usar um site como https://ipa.typeit.org/full/ ou pesquisar “IPA keyboard” para encontrar mais opções. Mas também sempre usar o IPA não é conveniente, para isso é usado a Romanização (ou Transliteração).

Nossa conlang

A língua do nosso mundo fictício é falada por vários povos, então é esperado que os sons dela estejam entre os mais comuns, essas foram as escolhas:

Labial Alveolar Pós-Alveolar Velar Glotal
Plosiva p b t d k g
Africada
Nasal m n ŋ
Fricativa f s h
Aproximante j w
Vibrante r

2 modos de articulação novos estão na tabela:

Nessa fonologia somente os sons plosivos tem uma distinção de voz.

Para vogais vamos usar as clássicas 5 vogais.

Anterior Central Posterior
Fechada i u
Média e o
Aberta a

Romanização

Usar o IPA sempre que for escrever as palavras não é muito conveniente, por isso os sons são associados com letras ou conjuntos de letras mais fáceis de digitar.

Os sons a seguir serão representados com essas letras, o restante mantem o símbolo do IPA.

Som Romanização
ch
ŋ ng
j y

As escolhas para romanização são baseadas em como outras línguas representam os mesmos sons, na página da Wikipédia em inglês para cada som do IPA tem uma seção mostrando a ocorrência do som em várias línguas, e podem servir de base para romanização.

Sílabas e Fonotática

As línguas além de um conjunto de sons também tem regras de como esses sons são distribuídos. Em português é normal uma silaba como “fras”, mas não é válido uma silaba como “sraf”.

Uma sílaba pode ser dividida em 3 partes. O onset, um conjunto de consoantes iniciais; o núcleo, uma vogal; e coda, o conjunto de consoantes finais. Em “fras”: “fr” é o onset, “a” o núcleo e “s” o coda.

Uma porção de línguas do mundo não permite codas, ou permitem apenas um conjunto limitado. Para simplicidade nossa conlang não vai ter codas. E para o onset só são permitidas uma consoante opcionalmente seguida por /w/.

Em várias línguas alguma das sílabas tem um ênfase maior que as outras, que no português é a sílaba tônica. Há línguas que a sílaba tônica é fixa e outras onde vária, como é no caso do clássico “sábia, sabia e sabiá”. Para simplicidade de novo nossa língua vai ter sempre a primeira sílaba como tônica.

Essas são algumas palavras que seguem as regras apresentadas: /ˈka.twi/, /ˈsa.ŋe/. O ponto separa as sílabas e o /ˈ/ indica a sílaba tônica.

Finalizando

Com tudo isso pronto temos o que é preciso para criar palavras, mas antes de começar o vocabulário é bom planejar a sintaxe e a formação de palavras, que será feito a seguir.

Fazendo uma Conlang - Gramática